segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Conheça os sete pecados capitais contra a pele


Muitas vezes, achamos que apenas cremes, tratamentos e cosméticos são suficientes para manter e melhorar a beleza da pele. Mas, alguns hábitos simples, que às vezes não são cultivados, podem fazer muito por nossa saúde e bem-estar.

» Saiba qual é a ordem e a forma correta de hidratar seu corpo

Segundo a professora Marilise Pinheiro da Cunha, diretora da área de imagem pessoal dos Cursos Técnicos do Centro de Educação Profissional Martinus, existem sete pecados capitais que atrapalham, e muito, a nossa aparência.

Saiba quais são eles e siga as orientações:

1 - Não usar filtro solar
Ele é essencial para a proteção da pele. Não só pela beleza, mas também para prevenção ao câncer de pele. "O sol é cumulativo, fica guardado nas células. Ou seja, o sol que você tomou aos 18 anos sem proteção fica armazenado na pele, e isso traz malefícios no futuro. A pele sem proteção solar fica suscetível ao envelhecimento precoce, manchas e ao câncer de pele. O protetor é mais do que uma substância anti-envelhecimento, é primordial para a saúde da pele".

2 - Não retirar a maquiagem para dormir
Isso causa uma obstrução dos poros. "Durante a noite, enquanto dormimos, é o momento que a pele deve estar limpa, para que ela respire. Com a maquiagem, isso não ocorre, cria-se uma barreira". Dormir maquiada causa acne, envelhecimento precoce e a pele fica opaca e sem brilho. "É como se você passasse somente cera no chão da sua casa e nunca passasse nada para retirar o excesso".

3 - Ingerir alimentos gordurosos com muita freqüência
A saúde da pele está intimamente ligada ao bom funcionamento do aparelho digestório. "Se nos alimentamos bem e digerimos bem os alimentos, isso se reflete na pele". Quando a pessoa não tem um bom aparelho digestivo, a pele fica com um aspecto de poros dilatados, opaca. Acne e cravos aparecem com maior freqüência. "Se nosso fígado está sobrecarregado, o resultado aparece na pele".

4 - Estressar-se demais
A exposição ao estresse exagerado cria pontos de tensão na pele. "Isso acaba ocasionando rugas e acentuando as linhas de expressão. Nessas horas, a receita é sorrir. O sorriso mexe com vários músculos do rosto e a pessoa fica com uma aparência muito melhor".

5 - Não tomar água
Nosso corpo é formado por 70% de água, e todas as funções vitais do nosso organismo necessitam dessa substância. "Então, se não ingerimos água, a pele fica desidratada, pois as outras funções acabam ficando com o que temos naturalmente no organismo. A pele desidratada fica opaca e envelhece mais cedo". Beber água é um hábito que tem que ser criado ao longo do tempo. "Não adianta pedir para a pessoa que não toma nenhum copo de água tomar oito copos de um dia para o outro. Se você toma um copo, passe a tomar um copo e meio no outro dia e assim por diante. Também é importante acrescentar outros líquidos além da água, como o das frutas, por exemplo".

6 - Tomar banhos com água muito quente
A água muito quente elimina a lubrificação natural da pele. Nós temos uma flora microbiana natural que protege a nossa pele, que é o sebo mais o suor do corpo, que forma uma emulsão fisiológica epicutânea. "Se essa emulsão natural é agredida, a pessoa fica predisposta a doenças de pele. Nós temos glândulas sudoríparas (que causam odor), apenas em pés, genitais e axilas. Devemos usar sabonete apenas nessas regiões, não há necessidade de passar no corpo todo, pois somente a água já deixa a pele limpa".

Para quem tem pele oleosa, não é recomendável lavar o rosto com sabonete comum várias vezes por dia. É indicado usar um produto com ph adequado e filtro solar livre de óleo. É importante consultar sempre um especialista.

7 - Não passar hidratante
Sempre temos que manter o teor de hidratação da pele, se não, a deixamos suscetível ao aparecimento de rugas. O hidratante não permite que a água da pele evapore. "Também é fundamental usar um produto adequado para seu tipo de pele e nunca utilizar o hidratante do rosto no corpo e vice-versa, pois as substâncias que existem nos cremes para o corpo são diferentes dos produtos para o rosto".
ONNE
© Copyright ONNE.com.br Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.

Um comentário:

Unknown disse...

gostei mto das dicas.obrigado!