segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Escolha o sabonete ideal para seu tipo de pele


Saber escolher corretamente o tipo certo de sabonete que mais combina com sua pele não é uma das tarefas mais fáceis. Para ajudá-la a não errar, a dermatologista Ana Paula Urzedo, da Onodera (SP) ensina como fazer a opção correta para deixar seu rosto com pele de bebê. "Se você sabe corretamente seu tipo de pele, fica fácil encontrar o produto. Mas, caso haja dúvidas, procure um profissional para que ele faça uma análise detalhada, só assim você não corre o risco de ter alergias ou reações inesperadas", aconselha a especialista.

» Conheça os sete pecados capitais contra a pele
» Leia mais na Cabelos
& Cosméticos

» Chat: tecle sobre o assunto

Pele oleosa

Opte por produtos com própolis ou hamamélis. Se tiver acnes e espinhas, é necessário que o sabonete tenha também ácido salicílico ou enxofre, ativos que combatem as inflamações cutâneas.

Pele sensível
Escolha sabonetes à base de camomila ou erva-doce, substâncias que acalmam a pele, pois a formulação é muito suave.

Pele normal/mista
Como esse tipo de pele é mais harmonioso, praticamente não há restrições quanto à formulação.

Pele seca
A indicação são as loções não-detergentes, que fazem a limpeza profunda e mantém o pH natural da pele.

Vale lembrar que não é aconselhável lavar o rosto muitas vezes ao dia, ao contrário do que se pensa. Isso porque as glândulas sebáceas do rosto entendem que a retirada da oleosidade é uma agressão à tez, ou seja, elas produzem sebo na tentativa de proteger o tecido cutâneo. Por isso, lave no máximo três vezes ao dia, essencialmente pela manhã (para depois passar o filtro solar) e à noite (para passar o seu hidratante). E nada de água quente.

Revista Cabelos & Cosméticos

Nenhum comentário: